data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Diário)
A suspensão das atividades presenciais na UFSM também impacta nos empregos de profissionais terceirizados que atuam na instituição. Paulo Burmann afirma que a crise, dentro da universidade, não é diferente do que vem acontecendo fora dela.
- Estruturas de bares e restaurantes estão todas fechadas. Serviços terceirizados foram ajustados, e é um número bastante expressivo de funcionários que aguarda, em suas casas, as demandas da empresa prestadora de serviços. Temos tido pessoas que perderam seus empregos e lamentamos profundamente. Esse cenário, lamentavelmente, traz efeitos colaterais dolorosos para a economia, mas, sobretudo, para a saúde das pessoas - comenta o reitor.
Estudantes podem se inscrever no Fies a partir desta terça
A situação também tem reflexos na Casa do Estudante Universitário (CEU), onde cerca de 400 estudantes permanecem instalados, pois, por motivos diversos, não puderam retornar às suas casas e cidades de origem.
O reitor assume que as condições desses estudantes não são as ideais, mas são razoáveis:
- A moradia estudantil segue oferecendo serviços básicos, como internet e energia. Além disso, eles têm a garantia de cuidados com a saúde através do Hospital Universitário. Não podemos dizer que seja algo extraordinariamente bom, mas já é muito superior à grande maioria da população, que sofre com tantas dificuldades.
Santiago tem mais duas mortes por Covid-19, e total de óbitos chega a 77 na região
Na tarde de ontem, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) anunciou que o edital do benefício socioeconômico e da entrada de novos moradores na CEU estão temporariamente suspensos. Segundo publicação no site "quando houver a definição do retorno das atividades presenciais, a Prae publicará datas, orientações e instruções"
data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Diário)
Calendário Letivo
Além das indefinições quanto à volta das atividades presenciais, há incertezas para o início do segundo semestre letivo de 2020. Candidatos que já foram aprovados para ingressar na universidade devem aguardar, nos próximos dias, as definições do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (Cepe) da universidade.
Burmann adianta que todas as atividades presenciais que possam causar aglomeração seguem suspensas, mas que os estágios práticos estão sujeitos a regulamentos e portarias do Ministério da Educação (MEC).
- Aqueles que são possíveis, estão sendo realizados. Na área da saúde, por exemplo, com as atividades ligadas ao Hospital Universitário seguem acontecendo, sempre respeitando os parâmetros sanitários. Mas nem todas as práticas estão sendo ofertadas. No geral, todas as áreas da universidade estão vivendo algum tipo de restrição importante - explica Burmann.
O reitor diz, ainda, que a instituição se baseia em todos os parâmetros legais, como decretos e leis, para poder dar o mínimo de funcionamento para a instituição durante a pandemia:
- Solenidades de formaturas em gabinete ou colação de grau de forma online, além da conclusão de curso de forma remota, são oportunidades que os alunos têm para garantir o diploma e ingressar no mercado de trabalho, independentemente das atividades presenciais estarem suspensas.
Burmann finaliza destacando que o processo educacional é atemporal. Segundo ele, todos terão a oportunidade, em algum momento, de recuperar as atividades que eventualmente tenham sido paralisadas. Ressalta ainda que, neste momento, a prioridade é dar o máximo de segurança para a comunidade.